Ao escolher uma profissão ou até mesmo na hora de mudar de carreira, surgem muitas dúvidas em relação ao novo ofício. Por isso, é muito importante pesquisar antes de tomar uma decisão.
Se você tem vontade de fazer um curso de Instalações Elétricas e quer saber mais detalhes sobre o que faz esse profissional continue a leitura:
Instalador elétrico
Em primeiro lugar, é importante você saber que quem faz o curso de Instalações Elétricas pode ser chamado de instalador elétrico ou também de eletricista instalador. Essa informação pode auxiliar na hora de procurar e de se inscrever para uma vaga de emprego.
O profissional que faz o curso de Instalações Elétricas está apto para fazer manutenção preventiva e corretiva, ou seja, ele pode prever falhas antes que elas aconteçam e corrigir os problemas que, porventura, já tenham surgido.
Ele também pode instalar quadros e painéis de força, reparar ou substituir as peças de diversos equipamentos elétricos e eletrônicos e ainda analisar o consumo de energia e identificar os defeitos elétricos de um ambiente.
Como a eletricidade está por toda a parte, pessoas certificadas em Instalações Elétricas podem desempenhar suas funções em diversos segmentos, como empresas, fábricas, indústrias, sindicatos e instituições públicas ou privadas.
Tendo isso em vista, é correto afirmar que o instalador elétrico, ou eletricista instalador, pode trabalhar em prédios, residências e comércio, ou seja, pode trabalhar em equipes de engenharia e arquitetura, imobiliárias, condomínios, hospitais, escolas, universidades, redes de supermercado, redes varejistas, prestadoras de serviço, e muito mais.
O profissional certificado em Instalações Elétricas pode prestar concursos e se tornar servidor público ou, ainda, pode escolher trabalhar de forma autônoma e gerir o próprio negócio.
Mercado de trabalho para pessoas certificadas em Instalações Elétricas
No LinkedIn, rede social de negócios, os principais requisitos para preencher uma vaga de instalador elétrico, ou eletricista instalador, são:
- Experiência em instalação e manutenção
- Montagem de quadros e painéis elétricos
- Ser responsável, comprometido e proativo
De acordo com informações do site vagas.com, no Brasil, a média salarial para o profissional de Instalação Elétrica é de R$ 1934,00 mensal. Os eletricistas instaladores mais experientes podem ganhar até R$ 2500,00 por mês.
E tem mais!
No site da Catho, que funciona como um classificado online de empregos, somente no mês de janeiro de 2022 foram registradas mais de 5.300 oportunidades para instaladores elétricos.
Se você gosta de fazer pequenos reparos elétricos em sua casa, tem vontade de trabalhar em grandes projetos e sabe da importância de seguir as normas regulatórias, então o curso de Instalações Elétricas é perfeito para você!
Curso profissionalizante
O Centro de Educação Profissional Anisio Pedrussi (CEAP) oferece o curso profissionalizante de Instalações Elétricas em sua unidade localizada em Curitiba.
Neste curso, o aluno aprende a fazer manutenção e instalação elétrica em estabelecimentos prediais, residenciais e comerciais. Durante as aulas, os alunos aprendem de forma teórica e prática, o que torna o profissional capacitado a desempenhar suas funções com segurança.
O curso de Instalações Elétricas do CEAP tem duração de 80 horas e conta com material didático e material para as aulas práticas.
Para saber mais informações, clique aqui.