Quando o idoso começa a apresentar sinais de perda de autonomia, com dificuldades para realizar atividades básicas do dia a dia, tem início também a preocupação dos familiares em suprir as suas necessidades com um acompanhamento mais efetivo. Geralmente, as pessoas da família têm suas próprias atribuições e não podem dar a atenção e o cuidado necessários ao idoso. É nesse momento que surge a necessidade de recorrer a um profissional de saúde especializado, da área de enfermagem geriátrica.
Essa função é desempenhada por um Técnico em Enfermagem, que irá atuar com foco nos cuidados, saúde e bem-estar da pessoa com idade avançada, seja em casa ou em instituições de longa permanência. O técnico de enfermagem que atua na área geriátrica é um profissional preparado para oferecer assistência e segurança, realizando procedimentos relacionados à saúde da pessoa que cuida, perceber e administrar mudanças de comportamento e ser a ponte de interação com os familiares.
A presença de um Técnico em Enfermagem é essencial à medida que a idade avança, já que as debilidades que podem surgir precisam de cuidados específicos. Ao ser incorporado aos trabalhos diários com uma pessoa da terceira idade, passa a ser desse profissional a responsabilidade de cuidar da alimentação e da higiene íntima, administrar os medicamentos prescritos pelo médico e acompanhar a ida a consultas médicas e internações em serviços de saúde. É fundamental também ter sensibilidade para perceber a necessidade de fazer companhia efetiva ao idoso, promovendo distração através de leitura, música ou boas conversas.
Quem quer se dedicar a essa área da enfermagem no cuidado com o idoso deve ter uma formação técnica de nível médio e ter em mente que é preciso estar preparado para as incumbências e os desafios que vai encontrar no desempenho dessa função essencial para promover a qualidade de vida dos pacientes, seja no atendimento domiciliar — na residência ou em casas de repouso — ou hospitalar, em clínicas médicas e unidades de saúde. Cursos de qualificação também são importantes para aumentar o conhecimento do profissional e deixá-lo mais preparado para enfrentar os desafios da profissão e do mercado de trabalho.
No ambiente hospitalar, as funções do Técnico em Enfermagem Geriátrica incluem o acompanhamento das atividades de média a alta complexidade, a administração de medicamentos, coleta de exames de laboratórios, além de inspeção dos equipamentos usados para cirurgias, entre outras.
Com a chegada da velhice e dependendo dos hábitos de vida e fatores genéticos, existe a possibilidade de surgirem doenças crônicas, sendo as mais comuns as cardiovasculares, infecciosas, pulmonares e degenerativas, casos em que a função do técnico de enfermagem que trabalha com idosos requer mais conhecimentos para assistir o paciente de forma eficiente e satisfatória, conforme o tratamento determinado pelo médico.
O Técnico em Enfermagem Geriátrica tem que saber como realizar procedimentos imprescindíveis para o cuidado, tratamento e a manutenção da saúde da pessoa idosa, entre eles, verificar sinais vitais, aferir pressão arterial, administrar medicamentos injetáveis e realizar testes de glicemia, além de utilizar sondas, fazer curativos e dar banho de leito. Também se espera de um bom trabalhador da área, seguir as orientações do Código de Ética do Profissional da Enfermagem, mantendo sigilo sobre as informações do idoso, respeitando a sua intimidade e agindo de forma humanizada com o paciente e seus familiares.
O Curso de Técnico em Enfermagem do Centro de Educação Profissional Anisio Pedrussi (CEAP-PR), sediado em Curitiba, Paraná, garante todas essas qualificações necessárias para a atuação do aluno no mercado de trabalho, deixando-o preparado para desenvolver atividades de saúde com excelência, qualidade e segurança, com foco nos valores éticos e morais. O curso tem estrutura para oferecer formação teórica e prática, através de convênio com várias instituições renomadas.
Saiba mais aqui.