O surgimento de mitos e tabus pela falta de informação da população prejudica a prevenção e diagnóstico precoce de doenças. Com o objetivo de ajudar nessa prevenção, foram criadas as campanhas de conscientização em saúde, fundamentais para a sociedade, pois promovem a educação e alertam sobre os riscos de várias enfermidades.
Todos os meses são divulgadas campanhas de prevenção, caracterizadas por uma cor:
Janeiro branco
Tem o objetivo de alertar a sociedade sobre as necessidades relacionadas à saúde emocional e mental. Esses aspectos da saúde ainda são repletos de paradigmas, por isso, a conscientização é importante na criação da cultura mundial de saúde mental.
Fevereiro roxo
Essa campanha é destinada à conscientização e combate ao Mal de Alzheimer, Lúpus e Fibromialgia. Busca educar a população sobre prevenção e tratamento dessas doenças.
Fevereiro laranja
Criado para esclarecer a população sobre a Leucemia, abordando a importância da doação de medula óssea devido à dificuldade de encontrar doadores compatíveis.
Março azul
Tem como objetivo informar a população sobre a prevenção e tratamento do câncer colorretal, o terceiro tipo de câncer mais comum no Brasil.
Abril verde
A campanha visa a compreensão sobre a segurança e saúde no trabalho, informando sobre a prevenção de doenças e acidentes relacionados ao exercício profissional.
Abril azul
O mês em que ocorre o dia mundial de conscientização do autismo (2 de abril) foi escolhido a fim de informar a população sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Difundindo conhecimentos sobre diagnóstico, tratamentos e combate ao preconceito contra pessoas com TEA.
Maio vermelho
Campanha de conscientização sobre o câncer de boca, ocorre no mesmo mês do Dia da Luta Contra o Câncer Bucal (31 de maio). Busca educar a população sobre o diagnóstico precoce e o tratamento da doença.
Maio amarelo
Tem o objetivo de alertar a população sobre os altos índices de acidentes de trânsito que levam a mortes e ferimentos. Promove a discussão do tema, propagação de conhecimentos e combate de informações falsas.
Junho vermelho
É o mês destinado à campanha de incentivo à doação de sangue, conscientizando a população sobre a importância dessa boa ação. O mês foi escolhido pela data de comemoração do Dia Mundial do Doador de Sangue (14 de junho). Outro motivo é a queda nas doações nesse período, que ocorre devido ao clima frio e às férias escolares.
Junho laranja
Campanha destinada a promover a saúde bucal das crianças a partir de seis anos, or meio da conscientização sobre a importância da ortodontia preventiva, higiene bucal adequada, entre outros hábitos saudáveis.
Julho amarelo
É o mês da luta contra as hepatites virais, seu objetivo é fortalecer o trabalho de vigilância, prevenção e controle das hepatites virais, além de informar a população sobre prevenção dessas doenças.
Agosto dourado
Campanha de incentivo ao aleitamento materno e sua importãncia, prevenindo doenças e trazendo inúmeros benefícios para a saúde da mãe e do bebê.
Setembro amarelo
É destinado ao movimento de prevenção ao suicídio, associado ao Dia Mundial de prevenção do Suicídio (10 de setembro) abrange ações de conscientização e apoio emocional.
Outubro rosa
A campanha mundial de conscientização sobre o câncer de mama, promove informações sobre a prevenção da doença, busca aumentar o acesso aos serviços de diagnóstico e tratamento, além de reduzir a sua taxa de mortalidade.
Novembro azul
Campanha Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, seu objetivo é conscientizar a população sobre a importância da prevenção e a necessidade do diagnóstico precoce. Devido aos tabus relacionados ao exame de diagnóstico (toque retal), essa conscientização ganha ainda mais importância.
Dezembro vermelho
A Campanha Nacional de Prevenção do HIV e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis promove a conscientização da população sobre a prevenção das doenças, assistência e proteção dos direitos das pessoas infectadas.
Capacitação profissional
O Curso Técnico em Enfermagem do CEAP oferece excelência na formação teórica e prática, tornando o aluno um profissional capacitado para atuar e se destacar no mercado de trabalho.
Com essa formação é possível atuar em instituições de saúde pública ou privada, como hospitais e clínicas médicas, além de realizar atendimentos domiciliares.
Clique aqui e saiba mais.