Com as altas demandas hospitalares, a profissão de Técnico em Enfermagem vem ganhando muita atenção e espaço. O técnico pode trabalhar em diversos segmentos da área hospitalar, prestando apoio aos enfermeiros e assistência aos pacientes.
Confira a lista dos setores de principal atuação do profissional Técnico em Enfermagem:
1. UTI
Por ser um local que trata de casos delicados, o Técnico em Enfermagem na UTI ocupa espaço nos cuidados intensivos. Dessa forma, prestará cuidados aos pacientes pós-operados, coletas para análises e acompanhamento nos processos de recuperação.
2. Pronto Socorro
O Técnico em Enfermagem especializado em pronto socorro também realiza cuidados em situação de urgência e emergência. Nesse sentido, pode administrar medicamentos e realizar cuidados como higiene pessoal e mobilização no leito. Também há a possibilidade do profissional prestar concurso para se tornar um paramédico da área pública, também podendo prestar serviços semelhantes em instituições privadas.
3. Clínica Médica
Na Clínica, o Técnico em Enfermagem está habilitado a exercer funções como a administração de medicamentos, orientando os pacientes de acordo com as recomendações do médico. Além dos comprimidos, os técnicos podem fazer a administração de medicamentos injetáveis, desde que seja solicitado. Mais além, outra função que pode ser exercida pelo Técnico em Enfermagem são os cuidados básicos com o paciente.
4. Central de Materiais
A Central de Materiais é um setor hospitalar de extrema importância, afinal, é lá que são separados e higienizados os materiais de uso clínico e cirúrgico. Por isso, a função do Técnico em Enfermagem aqui se torna relevante, uma vez que ele se encarrega da participação ativa na aquisição, recebimento, preparação e limpeza dos equipamentos. Somente assim será possível guardar ou entregar os instrumentos médicos preparados adequadamente para o uso.
5. Centro Cirúrgico
Nesse setor, o técnico, além de organizar os instrumentos, pode auxiliar o Enfermeiro por meio da anotação de pontos importantes do processo cirúrgico e transporte do paciente, quando necessário. Dessa forma, se torna uma peça fundamental para o bom funcionamento do processo cirúrgico cabendo, igualmente, muita responsabilidade.
6. Setor administrativo
Durante o curso de técnico em enfermagem, os estudantes também são instruídos a realizar um bom e adequado atendimento na área da saúde estando, também, habilitados a prestar auxílio na área administrativa dos hospitais. Dessa forma, muitas vezes, as preferências dos hospitais ao realizar contratações se dão sobre técnicos em enfermagem, afinal, além de realizarem o primeiro contato com o público, entregam de maneira qualificada materiais usualmente necessários, como luvas ou máscaras descartáveis, por exemplo.
7. Pesquisa Clínica
Outro setor extremamente relevante para a melhoria do funcionamento hospitalar é a pesquisa clínica. Através dela, os estudiosos podem descobrir novas soluções ou respostas para eventuais problemas hospitalares. Dessa forma, o centro de pesquisa une os profissionais interessados no estudo intensivo para a pesquisa nas quais o técnico está habilitado a participar auxiliando o Enfermeiro dentro de suas possibilidades técnicas.
Curso Técnico em Enfermagem
Para quem se interessa pela área da saúde, o CEAP (Centro de Educação Profissional Anísio Pedrussi) oferece o curso profissionalizante de Técnico em Enfermagem, além de aperfeiçoamentos na área da saúde para promover um bom preparo para futuros profissionais da saúde.
O curso dura cerca de dois anos e proporciona todas as possibilidades listadas acima para explorar profissionalmente.
Clique aqui e saiba mais.